Encontro Brasileiro de Saúde do Músico

Com a proposta de debater questões relacionadas à saúde do músico, o Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) estará realizando nos dias 24 e 25 de agosto, no Rio Janeiro, o "Encontro Brasileiro de Saúde do Músico".

Durante dois dias, profissionais de saúde, educadores musicais e músicos de várias regiões do país farão palestras, numa articulação que visa divulgar o conhecimento obtido até aqui nesse campo, por intermédio de trabalhos realizados e experiências adquiridas. Além disso, o evento contará ainda com mesas de discussão e oficinas de trabalhos corporais.

O evento promovido pelo SindMusi não poderia chegar em momento mais oportuno. A cada dia consultórios médicos recebem mais músicos com problemas de saúde decorrentes da profissão. São comuns as queixas de dores e lesões, em alguns casos já impossibilitando o exercício da profissão, independente do instrumento tocado.

Não é sem razão que a saúde do músico é um assunto que está na ordem do dia no mundo, com vários estudos, pesquisas e encontros sobre o tema.

No Brasil, a questão vem ganhando espaço nos últimos anos, mas sua abordagem ainda é tímida em relação a outros centros, com poucos profissionais da saúde voltados para o estudo e tratamento da questão.

Com isso, um número crescente de músicos acaba por exercer sua profissão sem uma orientação especializada, trazendo problemas que comprometem não só o exercício profissão como a sua própria saúde. Para que se tenha uma ideia, a maior parte músicos utiliza intensamente sua musculatura muitas vezes em situações de limite de resistência, num esforço comparado ao dos atletas, mas que ao contrário dos músicos, contam com toda uma estrutura da medicina no cuidado com seu corpo.

No sentido de reverter essa situação, cursos sobre saúde começam a ocupar lugar em escolas de música e dança, como acontece em instituições nos Estados Unidos e na Finlândia. No Brasil, algumas faculdades (Espírito Santo e Minas Gerais) já possuem uma disciplina de saúde do músico na grade curricular.

Como se pode observar, ações para mudar este quadro se encontram em andamento. E a realização do "Encontro Brasileiro de Saúde do Músico", por certo, é uma delas.

A PROGRAMAÇÃO

Dia 24/08/13 - Sábado
Local: Memorial Getúlio Vargas
Endereço: Praça Luís de Camões, s/n - Glória

8h - 9h - Credenciamento

9h - 9h30 - Mesa de Abertura

9h30 - "O Campo da Saúde na Formação do Músico" - Mediadora: Carolina Valverde"
Flora Vezzá - Fisioterapeuta - "Um dueto: música e movimento"
Cristina Porto - Fagotista - " Saúde do músico: uma perspectiva ergonômica sobre o período de formação"
Marina Médici - Fisioterapeuta - "A percepção corporal em músicos: a relação entre o conhecimento do corpo e as lesões"

11h - Intervalo

11h30 - "Problemas Comuns ao Músico e Possibilidades Terapêuticas" - Mediador: Alexandre de Alcântara
Annemarie Frank - Fisioterapeuta - "Quando Mozart dói: epidemiologia e fatores de risco das queixas de saúde relacionadas à prática musical"
Edmur Paranhos Jr - Fisioterapeuta - "A Fisioterapia, a Perspectiva Osteopática e as Enfermidades Comuns aos Músicos"
Luciana Ayer - Nutricionista - "Nutrição: um dos pilares de sustentação da vida!"

13h - Almoço

14h30 -"A Importância dos Trabalhos Corporais na Saúde do Músico" - Mediadora Carolina Valverde
Adriana Lacombe - Fisioterapeuta - "A Ginástica Holística: Uma opção para saúde do músico"
Edmundo Dias - Instrutor (Técnica de Alexander) - "Técnica de Alexander"