E-mail:
Senha:
Nome:


E-mail:





Vazio

 Notícias

Um reconhecimento ao talento das compositoras

Reafirmando o seu compromisso com a valorização do papel da mulher nas mais diversas atividades da nossa sociedade, em especial a cultura, o SindMusi chega à sexta edição do Seminário "A Mulher na Música". O evento, que já faz parte da agenda de músicos e musicistas do Rio de Janeiro e do país, pela seriedade dos debates nas questões ligadas à participação da mulher no cenário musical brasileiro, traz este ano como tema "As Compositoras". O encontro será realizado dia 18 de outubro, das 9h às 18h - com credenciamento às 8h, no Memorial Getúlio Vargas, Praça Luís de Camões, s/nº (subsolo), no bairro da Glória.

Apesar dos avanços obtidos pela mulher nos diversos campos, a composição musical, tanto no clássico como no popular, sempre foi uma área marcada junto ao grande público pela presença masculina, embora não faltasse o talento do gênero feminino em muitas grandes obras e tendências. Deixar de ser a sombra e passar a ter luz própria foi e continua sendo um desafio para a mulher enquanto compositora, principalmente no universo da música erudita.

Exemplo dessa luta, a pianista, compositora, regente e musicóloga Esther Scliar (1926-1978) é a grande homenageada da sexta edição do Seminário "A Mulher na Música". Autora de importantes trabalhos na área da Análise Musical e Percepção, Esther é uma representante à altura do talento feminino no campo da composição musical. Além de profundo conhecimento, esteve sempre aberta às transformações pelas quais a música passou no último século, incorporando-as a todas as áreas em que atuou. "Sem dúvida, uma mulher e uma musicista à frente do seu tempo", ressalta Déborah Cheyne, presidente do SindMusi. Esther será homenageada no encontro, com uma apresentação do grupo vocal "Associação de Canto Coral", sob a regência do maestro Jésus Figueiredo.

A programação do seminário conta ainda com as palestras "Processo de Trabalho das Compositoras/Atendimento para Músicos em Hospitais Públicos", numa abordagem da terapêutica ocupacional Ronise Lima, do EXERSER - Núcleo de Atenção Integral à saúde do Músico; "Pesquisa sobre Mulheres e o Mercado de Trabalho", proferida pelo supervisor técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Jardel leal ; e "Compositoras Desconhecidas", sob o olhar da pianista, professora e escritora, e um dos grandes nomes do movimento feminista no Brasil, Rachel Gutierrez.

A entrega de diplomas aos sócios remidos do SindMusi e uma mesa-redonda com as compositoras Jocy de Oliveira, Marisa Rezende, Silvia de Lucca e Saloméa Gandelman encerram a programação do evento.

FENAMUSI

Outro acontecimento, não menos importante, voltado para os músicos que exercem mandato sindical, e que tradicionalmente antecede o seminário: a assembleia anual da Fenamusi - Federação Nacional dos Músicos - está confirmada para os dias 16 e 17 de outubro, na sede do SindMusi.

Desde a sua primeira edição, em 2011, até a sua fundação oficial em 2013, a Fenamusi só fez crescer, incorporando cada vez mais sindicatos. A entidade tem como objetivo representar em nível nacional os diversos sindicatos de músicos brasileiros, desde que estejam devidamente regularizados no Ministério do Trabalho, fortalecendo a luta desses profissionais pelos seus direitos.

Na pauta da assembleia, vários assuntos importantes e de interesse dos músicos, como palestras e debates sobre o MEI - Microempreendedor Individual e Previdência Social, entre outros.

Além do Rio de Janeiro, estão confirmados os sindicatos das seguintes localidades Sergipe, Araraquara-SP, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Pará, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas, Paraíba, Tocantins, Goiás, Piauí e Rio Grande do Norte.

Confira abaixo a programação do seminário "A Mulher na Música".

  • Programação/A Mulher na Música

compartilhe:

 

Voltar