Cultura afro-brasileira: prêmio ainda inscreve

Música dança, teatro e artes visuais de artistas, grupos e companhias que atendam à estética negra. Essas as modalidades artíticas que serão premiadas na 3ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, promovido pela Fundação Cultural Palmares (FCP), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos e Neves (Cadon) e a Petrobrás.

A modalidade de música especificamente inclui a gravação de CD de artistas ou grupos que tenham como base de suas composições, gêneros musicais que emergiram ou foram influenciados pela cultura africana e de seus descendentes, como o samba, o maracatu, o ijexá, o coco, o jongo, o maculelê, o maxixe, a lambada, o carimbó, entre outros.

Conforme já divulgado pelo SindMusi, quando da abertura do edital, o prazo para inscrição vai até o dia 3 de novembro. Portanto, se você tem interesse em participar, é bom ficar atento.A inscrição poderá ser feita por pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, que trabalhem de forma sistemática com expressões culturais afro-brasileiras.

O objetivo do concurso é incentivar a afirmação da cidadania e dignidade das expressões de raízes culturais negras, além da divulgação, ampliação e reconhecimento de grupos, artistas negros e companhias. O investimento total para premiações é de 1 milhão e 400 mil.

O edital do prêmio pode ser conferido aqui.