Prêmio para internacionalização da cultura brasileira

Estão abertas até o dia 4 de dezembro as inscrições para o edital da Premiação de Plataformas de Internacionalização da Cultura Brasileira, lançado nesta terça-feira (21/10) pela Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura. O edital é voltado para iniciativas que promovam a internacionalização da cultura brasileira, com premiação de redes, encontros, festivais ou portais online que atuem continuamente na difusão e circulação de produtos culturais brasileiros no exterior e/ou que incentivem a presença de curadores, distribuidores e produtores estrangeiros no Brasil.

O valor total do edital é de R$1,8 milhão e podem concorrer pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Serão selecionadas 20 iniciativas com até R$ 90 mil cada para fomentar atividades voltadas para a internacionalização da cultura brasileira. Os proponentes devem apresentar portfólio de atividades, que comprovem a atuação por mais de três anos neste mercado, além de proposta de aplicação dos recursos.

Além da música, serão avaliados projetos nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, rádio, televisão, arquitetura, design, gastronomia, artesanato, entretenimento, animação, games, audiovisual, entre outras. De acordo com o texto liberado no Diário Oficial da União, poderão concorrer projetos "com reconhecida atuação no desenvolvimento de ações continuadas para internacionalização da cultura brasileira" com, no mínimo, três anos de atuação e que continuem em atividade.

Como contrapartida, as entidades beneficiadas com os recursos deverão prestar contas da aplicação do prêmio, além de receber visitas técnicas e participar de reuniões de avaliação para acompanhamento dos resultados. As inscrições só podem ser feitas exclusivamente na internet através do sistema SalicWeb.