Bolsas de pós-doutorado na Alemanha

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas para pesquisa Capes/Humbolt. O programa é voltado para qualquer área do conhecimento e é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Alexander Von Humbolt (AvH) da Alemanha. Seu objetivo é conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados para realizar estudos em cooperação com pesquisadores acadêmicos em instituições na Alemanha.

De acordo com o edital, os candidatos escolherão o tema da sua pesquisa e o respectivo anfitrião na Alemanha. Detalhes do projeto de pesquisa e o calendário devem ser acordados com o anfitrião acadêmico com antecedência.

O programa concederá bolsas para pesquisa nas modalidades de pós-doutorado, para pesquisador em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos, e de pesquisador experiente, para acadêmico com um perfil de pesquisa definido, que tenha no mínimo quatro anos de doutorado e que tenha completado seu doutorado há menos de 12 anos. É prevista a aprovação de até 15 bolsistas nas duas modalidades.

Os candidatos que cumprirem os requisitos exigidos devem se habilitar de acordo com o calendário disponibilizado no edital. Para a primeira chamada, o prazo de inscrição vai até 31 de dezembro, com atividades iniciando em julho/agosto de 2015.