E-mail:
Senha:
Nome:


E-mail:





Vazio

 Notícias

Assembleia aprova filiação do SindMusi à CTB

Em assembleia geral extraordinária realizada nesta quarta-feira (11), na sede do SindMusi, foi aprovada por unanimidade a filiação do sindicato à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A convocação foi feita por meio de edital publicado no Diário Oficial da União, publicado em 26 de dezembro, no site e fanpage do SindMusi. Tiveram direito a voto todos os músicos associados ao sindicato em dia com suas obrigações sindicais.

Questões como o direito autoral, Lei Rouanet, MEI, cachê, couvert, o trabalho dos músicos fora do eixo da grande mídia e outras mais amplas, voltadas para os direitos dos trabalhadores, como a reforma da previdência, por exemplo, fizeram parte das discussões.

Para o presidente do SindMusi, João Bani, a filiação do SindMusi à CTB representa uma parceria onde pautas históricas das duas entidades como as questões de gênero, preconceito, desigualdade, saúde do trabalhador, remuneração justa e previdência serão fortalecidas. “Além de uma maior participação da categoria”, vislumbra.

O presidente do CTB-RJ, Ronaldo Leite, destacou a importância da filiação do SindMusi. “É com grande prazer que recebemos a chegada do SindMusi. Trata-se do primeiro sindicato da área da cultura no Rio a ingressar na Central e isso é de suma importância. A área cultural é estratégica para o movimento sindical, devido ao seu grande alcance junto à sociedade e, em especial, aos trabalhadores de forma geral. A expectativa é muito grande. Vamos ajudar e fortalecer a categoria dos músicos, na luta pelos seus direitos, e, em contrapartida, ampliar a participação da CTB na cultura“, destacou.

A jornalista e musicista Carla Santos, coordenadora do coletivo Cultmidia RJ e secretária estadual de cultura e mídia do PC do B, vê a filiação do SindMusi à CTB “como fundamental para ampliar a unidade dos trabalhadores em defesa dos seus direitos, contra o retrocesso do governo Temer e pelas Diretas Já. Além disso, entendemos que a parceria amplia o debate sobre direitos autorais, jabá, previdência social, couvert, arte pública, música independente, indústria fonográfica, rodas de samba e rima, entre outros fundamentais para toda categoria”, ressaltou.

A filiação do SindMusi à CTB já o teve seu primeiro resultado concreto, com a filiação da cavaquinista e compositora Yasmim Alves, também membro do coletivo Cultimidia RJ. “Trata-se da realização de um desejo antigo e sempre adiado. E a data não podia ser melhor, com a filiação do SindMusi à CTB, da qual faço parte, e a minha ao sindicato, da categoria a qual pertenço. Foi como um presente de aniversário”, finalizou.

compartilhe:

 

Voltar