Diversidade cultural: inscrições para financiamento

Com o objetivo financiar projetos que possam promover mudanças estruturais na economia da cultura em países em desenvolvimento, com efeito direto sobre a criação, a produção, a distribuição e o acesso a expressões culturais diversas, o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (FIDC) está com inscrições abertas até o dia 14 de abril para pedidos de financiamento de projetos culturais. Instituições públicas e ONGs podem se candidatar.

Os projetos financiados pelo Fundo comportam atividades bastante variadas, como capacitação, mapeamento do setor cultural, análise e planejamento de políticas públicas e apoio a empreendedores culturais, entre outras.

Os projetos inscritos passarão inicialmente por uma pré-seleção nacional, feita pelo MinC, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo escritório da Unesco no Brasil. Na sequência, a comissão nacional enviará, até 15 de maio, quatro projetos para exame da Unesco, sendo dois apresentados por instituições públicas e dois por organizações não governamentais

O candidato poderá pleitear até US$ 100 mil ao Fundo, e o projeto deverá ser implementado no prazo de 12 a 24 meses. Os interessados deverão se inscrever (em inglês ou francês) pelo site da Unesco. Mais informações: ifcd.convention2005@unesco.org.

Clique aqui para ter acesso ao processo de inscrição.

*Com informações do site Cultura e Mercado.