Nota de pesar- Nelson Macedo

Sindmusi - Obtuário

NELSON MACEDO - Compositor, ex presidente do Sindmusi

Nascido a 06 de março de 1931, na cidade de Ruy Barbosa, no centro norte da Bahia , NELSON MACEDO foi radicado no Rio de Janeiro em 1953. Faleceu nesta última quarta feira de cinzas aos 86 anos.

O Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro presta sua homenagem a este que foi um dos presidentes mais atuantes da instituição.

Diplomado em violino, viola, composição e regência pela UFRJ na época Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, nas classes da professora Paulina D’Ambrosio e dos maestros José Siqueira e Eleazar deCarvalho, NELSON MACEDO, a convite do governo francês, fez aperfeiçoamento com os professores Serge Collot, Ettienne Ginot e Jacques Ripoche, no Conservatório de Paris. Ex-integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – OSTM, atuou também como regente convidado dessas duas importantes orquestras cariocas.

Em uma vida totalmente dedicada à música, em mais de 60 anos de intenso exercício profissional, Nelson atuou sempre em evidência nos mais variados cenários da vida musical brasileira. Suas ações em defesa e divulgação do músico e da música brasileira, iniciadas ainda nos tempos da universidade, conduziram-no à liderança da classe dos músicos cariocas em décadas passadas: foi presidente do Sindicato dos Músicos e da Cooperativa dos Músicos do Rio de Janeiro (COOMUSA), idealizador, fundador e primeiro presidente da AMAR – Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes.