NOTA DE PESAR - Luiz Senise

A diretoria do SindMusi externa aqui o seu pesar pelo falecimento do pianista Luiz Senise. Associado ao SindMusi, o músico faleceu no último dia 11, aos 73 anos, devido à complicações da Covid 19. Nascido em Araraquara, SP, Senise iniciou seus estudos no Rio de Janeiro, onde foi discípulo de Elzira Amábile. Formou-se mestre em Música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ. Aperfeiçoou-se com Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro. Na Europa estudou sob a orientação de Bruno Seidlhofer.

Sempre atuante na cena artística nacional, Senise foi orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri em diversos concursos nacionais e internacionais de piano e música de câmara. Durante oito anos foi curador musical do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ coordenando o projeto “Música no Fórum”. Luiz Senise também era reconhecido concertista e camerista, apresentando-se em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior. A sua estreia no Carnegie Hall repercutiu no jornal The New York Times, que o considerou “um exímio pianista, de dedos possantes, ideias incisivas e habilidade para equilibrar impetuosidade com refinamento”.