SINDMUSI - 114 anos de luta na defesa dos direitos do músico

O Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro – SindMusi-RJ, completou nesta terça-feira (4) 114 anos. Várias foram às lutas e embates em prol do reconhecimento dos músicos como categoria profissional; sua valorização e dignidade. Passou por diversos momentos difíceis ao longo de sua história e hoje enfrenta seu pior momento, diante de uma pandemia que assola o mundo e o país abandonado à própria sorte pelo governo no combate ao vírus.

Nesse contexto do caos, o Brasil conta com quase 15 milhões de desempregados. A Cultura é um dos segmentos mais atingidos. Categorias profissionais como o músico, em especial o informal, luta em nome da arte pela sobrevivência diante de um projeto de governo que visa à precarização do trabalho, fim dos direitos trabalhistas e simplesmente à extinção dos sindicatos.

Mas o músico é antes de tudo um lutador. E quem faz e vive da arte não foge à luta.

Em conversa com Luciana Requião, musicista, pesquisadora e diretora do Trabalho do sindicato, vamos conhecer mais sobre a história do SindMusi-RJ, seus desafios atuais e a importância de manter essa entidade cada vez mais viva e fortalecida.

Confira no lik https://bit.ly/2SmziGD

Conhecer nossa história fortalece nossa unidade.