Campanha para viabilizar o Acervo Noël Devos

ACERVO NOËL DEVOS - Financiamento Coletivo

Para contribuir: https://abacashi.com/p/acervonoeldevos

Para conhecer mais sobre o acervo e Noël Devos:

Noël Devos, fagotista francês, naturalizado brasileiro, e radicado no Brasil desde 1952, faleceu aos 88 anos, em 2018, deixando um grande legado para música brasileira de concerto. O talento didático de Noël Devos, aliado ao seu virtuosismo como instrumentista, é responsável por um vasto repertório para fagote, como, por exemplo, na sua parceria com Francisco Mignone, e pela formação de toda uma geração de músicos e fagotistas brasileiros. Devos também foi responsável, a convite de Dona Arminda Villa Lobos, pela criação do curso de interpretação de obras de Villa-Lobos. Atuando como professor e intérprete, foi responsável pela afirmação e divulgação desse importante repertório da obra do compositor.

Entendendo a importância do legado de Devos como intérprete, professor e grande incentivador e divulgador da música brasileira e, desse acervo, na preservação da memória da música de concerto, assim como na formação de novos intérpretes, nós, Tatiana e Anne-Marie, neta e filha de Noel Devos, decidimos realizar um financiamento coletivo para viabilizar a preservação e a divulgação deste acervo.

Pretendemos doar o acervo para uma instituição de ensino onde todos possam ter acesso, por intermédio de um site.

O projeto tem como objetivo a organização, digitalização, tratamento e tradução do acervo. Gravações, em fitas rolo, cassetes, além da discografia em LP e CD. Neste material encontramos primeiras audições, várias gravações inéditas, cursos de interpretação da música de câmara de Villa-Lobos e ensaios com os compositores. O projeto prevê ainda a digitalização e tratamento dos dois LPS independentes de Devos - Recital (1975) e Quarteto de Fagotes Airton Barbosa (1988). Além de fotos, vídeos, matérias, entrevistas, filmes, textos inéditos e manuscritos escritos pelo próprio Devos, textos de críticos, teses que Devos contribuiu como principal fonte, além registro das aulas.

Para quem preferir o depósito em conta.

Pix (21)980273225 ou Banco do Brasil Ag 0087-6 16400-3
Tatiana Devos Gentile 081425957-02
Favor enviar comprovante por email ou telefone
tatianadevos@gmail.com e (21)980273225