Nota de pesar: Nelson Freire

A música perde mais um grande nome. Morreu na madrugada de hoje (1) Nelson Freire (foto divulgação), aos 77 anos, maior pianista do Brasil e um dos maiores de todo o mundo. O músico faleceu em sua residência no Rio de Janeiro, mas a causa da morte ainda não foi confirmada. Natural de Boa Esperança, em Minas Gerais, Nelson Freire nasceu em 1944 e foi um dos maiores artistas brasileiros, com uma carreira que o levou aos principais palcos do mundo.

Após um acidente durante uma caminhada na Barra da Tijuca, em 2019, o músico passou por cirurgias no ombro. Devido a pandemia, teve seu retono aos palcos adiado, o que deveria ter acontecido no ano passado. Há dois meses, ele cancelou sua participação como jurado do Concurso Chopin de Varsóvia.

Nelson Freire nasceu em Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em outubro de 1944. Começou ao piano aos três anos de idade. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde teve aulas com Lúcia Branco. Ao longo de sua carreira, o músico foi eleito pela revista Time como "um dos maiores pianistas de todos os tempos". Foi o único brasileiro a entrar para a lista de "Great Pianists of the 20th Century" — "Melhores Pianistas do Século 20".

Nelson Freire foi um renomado intérprete dos clássicos de Beethoven e Chopin. Também foram marcantes os discos solo dedicados a Schumann e Debussy Em Encores, gravou uma série de autores brasileiros.

A diretoria do SindMusi externa aqui o seu profundo pesar pelo falecimento desse extraordinário músico, que entra para a memória da cultura e da música do Basil como um dos maiores de todos os tempos.