E-mail:
Senha:
Nome:


E-mail:





Vazio

 Notícias

2º Ciclo Webinar: Cláudio Figueiredo e Luciana Araujo

Não podia ser mais pertinente o tema deste nono tema do 2º Ciclo Webinar SindMusi. "O mercado da música e os efeitos pós-pandemia" tem na mesa questões que estão na ordem do dia, como os desafios que se apresentaram para o setor musical durante a crise provocada pela covid-19 e o futuro desse mercado diante das transformações ocorridas. Para o debate, Afonso Cláudio Figueiredo, saxofonista com bacharelado em Performance na Berklee College of Music em Boston (1991) e mestrado em saxofone pela California Institute of the Arts e doutorado pela Unirio; e Luciana Lumyx Araujo, pianista e compositora, graduada em design pela PUC-RJ e mestre em Mídias Criativas (Produção e Criação de Conteúdos Digitais) pela ECO/UFRJ. Uma abordagem imperdível e que pode ser acompanhada em https://bit.ly/3C8jisV.

PERFIS

Afonso Cláudio Figueiredo é saxofonista com bacharelado em Performance na Berklee College of Music em Boston (1991) e mestrado em saxofone pela California Institute of the Arts (1993) e doutorado pela UNIRIO (2005). Em Boston, ao se formar recebeu o prêmio Berklee Woodwind Performance Achievement Award. Entre os seus professores destacam-se Ernie Watts, George Garzone, Charlie Haden e Hal Crook. No Brasil já trabalhou com o Zimbo Trio, Alaíde Costa, Severino Araújo, Robertinho Silva, Paulinho Braga, Claudio Infante, Marcio Montarroyos, Adriano Giffoni, Victor Biglione, Nelson Faria, Nivaldo Ornellas, entre outros. Já gravou os albums Solari Jazz (1998), Brazilian Acid (2001), Soundscapes (2005), Naked Truth (2002), AC Jazz (2008), Atelier Jazz (2013), Ponte Aérea (2014) e AC Jazz Rio Blue (2015).

Foi professor por cinco anos na Universidade Estácio de Sá lecionando Técnicas de Produção II e Introdução ao MIDI, Softwares de música e Workstations, Música Eletrônica e Síntese de Som, Produção Musical e Sonoplastia para Radio / TV e Harmonia. Atuou também professor substituto de saxofone da UNIRIO por dois anos, sendo responsável pelas aulas de saxofone e improvisação. A partir de 2011 assumiu como professor adjunto na Escola de Comunicação da UFRJ lecionando cadeiras ligadas à produção de audiovisual, sendo por uma ano Diretor de Graduação e Coordenador da Habilitação RTV. Atua também no Mestrado Profissional da Escola de Comunicação da UFRJ no programa de Mídias Criativas do qual foi um dos criadores e vice-coordenador por cinco anos. Em 2017, sua tese de doutorado foi lançada por duas editoras, uma na Europa e outra no Brasil, a CRV, com o título "O Saxofone e a Improvisação Jazzística na Música Instrumental Brasileira".

Luciana Lumyx Araujo é graduada em design pela PUC-RJ e mestre em Mídias Criativas (Produção e Criação de Conteúdos Digitais) pela ECO/UFRJ. Pianista e compositora, iniciou-se no mercado mainstream com o hit nacional “Choveu No Meu Chip”, lançado por sua banda Eletrodomésticos, em 85. Nos anos 90, seguiu criando trilhas para a aberturas de TV e gravando jingles, como sócia numa produtora.

Na cena independente, acompanhou alguns artistas como tecladista e integrou bandas pop ou instrumentais, como a Orquestra do Rio. Tem um trabalho solo a caminho e faz design para projetos musicais, como o MVIM (Museu Virtual de Instrumentos Musicais) e o Catálogo Virtual da obra de Radamés Gnattali. No momento desenvolve a plataforma “MusicMakers”, para dar acesso à informação, aglutinar saberes sobre processos e ferramentas para profissionalização e promover ações de sustentabilidade no cenário da música independente.


compartilhe:

 

Voltar