Acervo
Preservamos a memória dos músicos do Rio de Janeiro, reunindo documentos históricos que contam a trajetória da nossa música
Preservamos a memória dos músicos do Rio de Janeiro, reunindo documentos históricos que contam a trajetória da nossa música
O acervo dos músicos do Rio de Janeiro é um patrimônio cultural que preserva a história e a trajetória de profissionais que marcaram a cena musical do nosso estado.
Mais do que documentos e registros, ele reúne identidades, histórias de vida e a memória coletiva de uma categoria que ajudou a construir a cultura brasileira.
Proteger e tornar acessível esse acervo é garantir que as futuras gerações conheçam e reconheçam o valor dos músicos que fizeram parte dessa história!
A organização e catalogação do acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro foi realizada pela diretora de trabalho Luciana Requião, que dedicou-se a reunir, preservar e registrar documentos históricos de nossa categoria.
O material inclui fichas antigas de músicos sindicalizados, correspondências e registros raros, revelando não apenas informações burocráticas, mas também histórias, estilos e contextos que moldaram a vida musical do Rio de Janeiro ao longo do tempo.
Graças a esse trabalho de preservação, o acervo histórico do Sindicato foi recolhido e encontra-se disponível no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Alguns documentos foram doados ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), garantindo a sua guarda e conservação de forma profissional.
Esse acervo inclui documentos pessoais de músicos de várias gerações, desconhecidos ou renomados, que hoje podem ser consultados e pesquisados por estudiosos, historiadores e amantes da música pelo link.
Parte desse trabalho também resultou na publicação do livro "Músicos do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1941): fac-símile das Fichas de Matrícula", organizado por Luciana Requião.
O livro reúne imagens e informações das fichas originais, permitindo que qualquer pessoa possa ter acesso a esse registro histórico.
O PDF estará disponível para download nesta página, como forma de democratizar o acesso à memória dos músicos do Rio de Janeiro.